12 de jan. de 2007

Resultado: Melhor Atriz de 2006

Encerradas as votações para "A Melhor Atriz de 2006"...
And the winner is:

PENÉLOPE CRUZ


A atriz espanhola Penélope Cruz Sánchez nasceu no Hospital de La Paz em Madri, no dia 28 de abril de 1974.
Filha de Eduardo Cruz e Encarna Sánchez e irmã de Mónica Cruz (atriz e bailarina) e de Eduardo Cruz II (músico), Penélope desde pequena foi atraída pelo mundo da arte. Iniciou sua carreira artística na televisão e participou de diversos filmes em seu país natal. Estudou por quatro anos no Conservatório Nacional de Dança e por três anos na escola de arte dramática de Cristina Rota, proseguindo seus estudos de dança clássica e ampliando seus conhecimentos em Nova York e Londres. Teve um romance com Tom Cruise (com quem atuou em Vanilla Sky, 2001) e o mais recente com Matthew McConaughey (com quem atuou em Sahara, 2005)
. É vegetariana (gosta de massas, ovos estrelados, lentilhas e coca-cola) e adepta do budismo.

(1) A GAROTA DOS SEUS SONHOS (La niña de tus ojos), de Fernando Trueba (1998) foi o filme que deu a Penélope Cruz um Prêmio "Goya" (o equivalente ao Oscar espanhol) de Melhor Atriz. Neste filme ela interpreta Macarena Granada, atriz que, juntamente como sua trupe de artistas espenhóis, faz uma turnê na Alemanha na década de 1930 e se envolve com a propaganda nazista devido ao relacionamento cordial que havia entre os ditadores Franco e Hitler. As coisas se complicam quando o ministro da Cultura Goebbels se interessa por Macarena. Penélope, que havia estreado em Jamon, Jamon (1991), de Bigas Luna, também atuou em Sedução- Belle Époque (1992), também do diretor Trueba, que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.

(2) O SABOR DA PAIXÃO (Woman On Top), de Fina Torres (2000) foi o primeiro filme em que Penélope Cruz apareceu falando em inglês. No elenco, além de Penélope, estão os brasileiros Murilo Benício, Lázaro Ramos e Wagner Moura. O filme conta a história de Isabella, cozinheira que deixa seu marido brasileiro e parte para San Francisco, onde se torna apresentadora de um programa sobre culinária.

(3) CAPITÃO CORELLI (Captain Corelli's Mandolin), de John Madden (2001) rendeu a Penélope sua primeira indicação ao Framboesa de Ouro de Pior Atriz. Ela interpreta a grega
Pelagia numa história que se passa na ilha grega de Cefalônia em 1940. O Capitão Antonio Corelli foi interpretado por Nicolas Cage.

(4) PROFISSÃO DE RISCO (Blow), de Ted Damme (2001) dividiu a crítica quanto à atuação de Penélope. Ao mesmo tempo em que ela foi indicada mais uma vez ao Framboesa de Ouro de Pior Atriz, também foi indicada ao MTV Movie Awards para o prêmio de Melhor Revelação Feminina. No filme, ela contracena com Johnny Depp, que interpreta George Jung, aquele que se tornou o principal importador de cocaína do Cartel de Medelin, comandado por Pablo Escobar.

(5) SEM NOTÍCIAS DE DEUS (Sin Noticias de Dios), de Agustín Díaz Yanes (2001) é um filme que conta a disputa pela alma de um boxeador prestes a entrar no mundo do crime. Entram em cena duas emissárias: Lola Nevado (Victoria Abril) que tenta resgatá-lo e levar sua alma para o céu e Cármen Ramos (Penélope Cruz) que vai tentar envolvê-lo ainda mais nas garras do pecado e, apesar dos problemas de superlotação, encaminhá-lo para o inferno.

(6) TUDO PELA HONRA (Fan Fan La Tulipe), de Gérard Krawczyk (2003) se passa na França do século XVII. Fan Fan (Vincent Peréz) é um jovem aventureiro que alista-se no exército do Rei que tentará impedir uma conspiração. Penélope interpreta Adeline la Franchise , a filha de um sargento. Ela, que diz ter "poderes proféticos", lê as mãos de Fan Fan, selando seu destino.

(7) BANDIDAS, de Joachim Roenning e Espen Sandberg (2006) foi produzido por Luc Besson e se passa no México em 1880. Sara Sandoval (Salma Hayek) é a bela filha de um rico banqueiro. Maria Alvarez (Penélope Cruz) é a bela filha de um camponês. Elas aparentemente não têm nada em comum, mas o destino faz com que se tornem as mais perigosas e sensuais assaltantes de banco do país. Com a ajuda de Quentin Cooke (Steve Zahn), um inspetor de polícia idealista, Sara e Maria combatem Tyler Jackson (Dwight Yoakam), o representante do Banco de Nova York que está tentando tomar ilegalmente as terras da população local.

(8) VOLVER, de Pedro Almodóvar (2006) é o 3º filme em que o diretor Almodóvar e a atriz Penélope Cruz trabalham juntos. Os anteriores foram Carne Trêmula (1997) e Tudo Sobre Minha Mãe (1999). Por Volver, Penélope Cruz já ganhou o prêmio de Melhor Atriz no European Film Awards e no Festival de Cannes (prêmio para o Elenco Feminino). Também foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz- Drama.

Agradecemos as votações...

Enquete publicada simultaneamente no Shintocine e no Prestreia

Nenhum comentário: