15 de jul. de 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas (Batman - The Dark Knight, 2008)

Batman - O Cavaleiro das Trevas é o segundo filme da franquia do homem-morcego dirigido pelo Christopher Nolan. Nesse novo longa, o herói combate o crime organizado, liderado pelo Coringa, que vem dominando Gotham City. No elenco: Christian Bale (Os Indomáveis), Maggie Gyllenhaal (Mais Estranho Que A Ficção), Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain), Aaron Eckhart (Sem Reservas), Morgan Freeman (Medo da Verdade), Michael Caine (O Grande Truque) e Gary Oldman (Harry Potter e A Ordem da Fênix).

O blockbuster mais aguardado do ano começa com uma cena um pouco óbvia e previsível, que serviu para introduzir na trama o Coringa, brilhantemente interpretado por Heath Ledger, que deve levar ao menos uma indicação ao Oscar por deixar o Coringa do Jack Nicholson no chinelo. Ele é o destaque do filme, sem dúvidas. Mas não é o único. A atuação mais surpreendente é a do Aaron Eckhart, que na melhor atuação de sua carreira, faz do Harvey Dent um personagem muito mais admirável e mais ainda quando se torna o vilão Duas Caras.

Isso sem falar no Gary Oldman. Seu personagem (Tenente Gordon) recebeu mais espaço nesse longa e o ator não desperdiçou, aproveitou a oportunidade e conseguiu mostrar a importância de seu personagem, que até então não tinha ficado muito clara. Michael Caine e Morgan Freeman interpretaram bem seus personagens (respectivamente Alfred e Lucius), porém, não melhor que em Batman Begins.

Por outro lado, a personagem Rachel Dodson, a mocinha da estória, parece ter uma maldição. Em Batman Begins, Kate Holmes não foi feliz em interpretá-la, o que fez com que ela fosse massacrada pela crítica alheia, tanto de profissionais quanto de fãs do herói. Em Batman - O Cavaleiro das Trevas, Maggie Gyllenhaal consegue superar a "falta de competência suficiente" da atriz anterior, transformando a mocinha em algo que ainda não consegui definir.

Apesar de alguns furos de roteiro [para variar], algumas piadas sem graça, a Maggie Gyllenhaal e cenas um tanto quanto medíocres e desnecessárias como a cena inicial e a cena dos navios [não, não soltarei spoilers ^^], o filme consegue ultrapassar por pouco a qualidade dos outros filmes do herói. O texto é de arrepiar qualquer fã de cinema, de heróis, de HQ, do Batman e, principalmente, do Coringa.

Enfim, Batman - O Cavaleiro das Trevas é sessão indispensável para qualquer cinéfilo. Suas falhas são comuns a muitos filmes bons, além de serem poucas, o que os torna "perdoáveis", até mesmo diante do restante da obra. Não deixe de assistir e, se você é fã do Batman, leve uns lencinhos.



--

Agradecimentos a Paula Brandão, diretora de marketing da Warner Bros em Pernambuco, e Rafael Nogueira, diretor do Cineflash, que está com um mega evento de heróis a ser realizado de 22 a 26 de julho em Recife (clique no banner acima dos posts para mais detalhes).

8 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

Alex, que inveja tua...rs....
Foi mal mas nem li o que vc leu.. não quero estragar a surpresa... só vi as 5 estrelinhas lá... e já e enche ainda mais de ansiedade...
Cara, nunca senti a demora de chegar sexta-feira.. como estou sentido essa semana, que coisa!! rs
abraços!!!

Anônimo disse...

Tive que ler esse texto porque estou muito ansioso para ver o filme e qualquer coisa relacionada chama minha atenção ;-) Fiquei ainda mais curioso, não pensei que seria tão bem aceito aqui no Brasil. Quer muito ver!!!

Abraço.

Anônimo disse...

Texto em primeira mão, hein?? Parabéns!

Me chamou atenção o fato de que, mesmo com algumas falhas, o filme ainda mereceu cinco estrelas de você!

Unknown disse...

Poxa, bastante gente já viu o novo Batman, parece que vai muito bom mesmo!

Abraço
Mateus

Obs: te adicionei lá nos links do "Cinéfilos do Cinema", ok?! =]

Gustavo H.R. disse...

Já viu!! Putz, o hype desse filme está na estratosfera.
Confesso que nunca fui grande fã do personagem, mas Nolan fez um ótimo trabalho no capítulo anterior e esse parece mesmo merecer cinco estrelas. Vamos torcer para que continuem com a mão firme para o inevitável terceiro filme.

Anônimo disse...

Nossa, to subindo pelas paredes com esse texto. Esse filme vai ser bom demais!

Ciao!

Isabela disse...

Quero ver demaaaaaaaaais!

Júlio Boll disse...

Concordo totalmente com você...
O roteiro possui algumas quedas durante o filme todo, mas são totalmente perdoáveis. Filmaço!

Nota: 9,5

Att.