Batman - O Cavaleiro das Trevas (Batman - The Dark Knight, 2008)

O blockbuster mais aguardado do ano começa com uma cena um pouco óbvia e previsível, que serviu para introduzir na trama o Coringa, brilhantemente interpretado por Heath Ledger, que deve levar ao menos uma indicação ao Oscar por deixar o Coringa do Jack Nicholson no chinelo. Ele é o destaque do filme, sem dúvidas. Mas não é o único. A atuação mais surpreendente é a do Aaron Eckhart, que na melhor atuação de sua carreira, faz do Harvey Dent um personagem muito mais admirável e mais ainda quando se torna o vilão Duas Caras.
Isso sem falar no Gary Oldman. Seu personagem (Tenente Gordon) recebeu mais espaço nesse longa e o ator não desperdiçou, aproveitou a oportunidade e conseguiu mostrar a importância de seu personagem, que até então não tinha ficado muito clara. Michael Caine e Morgan Freeman interpretaram bem seus personagens (respectivamente Alfred e Lucius), porém, não melhor que em Batman Begins.
Por outro lado, a personagem Rachel Dodson, a mocinha da estória, parece ter uma maldição. Em Batman Begins, Kate Holmes não foi feliz em interpretá-la, o que fez com que ela fosse massacrada pela crítica alheia, tanto de profissionais quanto de fãs do herói. Em Batman - O Cavaleiro das Trevas, Maggie Gyllenhaal consegue superar a "falta de competência suficiente" da atriz anterior, transformando a mocinha em algo que ainda não consegui definir.
Apesar de alguns furos de roteiro [para variar], algumas piadas sem graça, a Maggie Gyllenhaal e cenas um tanto quanto medíocres e desnecessárias como a cena inicial e a cena dos navios [não, não soltarei spoilers ^^], o filme consegue ultrapassar por pouco a qualidade dos outros filmes do herói. O texto é de arrepiar qualquer fã de cinema, de heróis, de HQ, do Batman e, principalmente, do Coringa.
Enfim, Batman - O Cavaleiro das Trevas é sessão indispensável para qualquer cinéfilo. Suas falhas são comuns a muitos filmes bons, além de serem poucas, o que os torna "perdoáveis", até mesmo diante do restante da obra. Não deixe de assistir e, se você é fã do Batman, leve uns lencinhos.


--
Agradecimentos a Paula Brandão, diretora de marketing da Warner Bros em Pernambuco, e Rafael Nogueira, diretor do Cineflash, que está com um mega evento de heróis a ser realizado de 22 a 26 de julho em Recife (clique no banner acima dos posts para mais detalhes).
8 comentários:
Alex, que inveja tua...rs....
Foi mal mas nem li o que vc leu.. não quero estragar a surpresa... só vi as 5 estrelinhas lá... e já e enche ainda mais de ansiedade...
Cara, nunca senti a demora de chegar sexta-feira.. como estou sentido essa semana, que coisa!! rs
abraços!!!
Tive que ler esse texto porque estou muito ansioso para ver o filme e qualquer coisa relacionada chama minha atenção ;-) Fiquei ainda mais curioso, não pensei que seria tão bem aceito aqui no Brasil. Quer muito ver!!!
Abraço.
Texto em primeira mão, hein?? Parabéns!
Me chamou atenção o fato de que, mesmo com algumas falhas, o filme ainda mereceu cinco estrelas de você!
Poxa, bastante gente já viu o novo Batman, parece que vai muito bom mesmo!
Abraço
Mateus
Obs: te adicionei lá nos links do "Cinéfilos do Cinema", ok?! =]
Já viu!! Putz, o hype desse filme está na estratosfera.
Confesso que nunca fui grande fã do personagem, mas Nolan fez um ótimo trabalho no capítulo anterior e esse parece mesmo merecer cinco estrelas. Vamos torcer para que continuem com a mão firme para o inevitável terceiro filme.
Nossa, to subindo pelas paredes com esse texto. Esse filme vai ser bom demais!
Ciao!
Quero ver demaaaaaaaaais!
Concordo totalmente com você...
O roteiro possui algumas quedas durante o filme todo, mas são totalmente perdoáveis. Filmaço!
Nota: 9,5
Att.
Postar um comentário