6 de fev. de 2008

Desejo e Reparação (Atonement, 2007)

Mais uma vez a atriz Keira Knightley (Piratas do Caribe) e o diretor Joe Wright (Orgulho e Preconceito) trabalham juntos. Em Desejo e Reparação, adaptação da obra de Ian McEwan, a personagem da Knightley, Cecilia, tem um romance com o jovem Robbie (James McAvoy). Briony, irmã de Cecilia, interpreta mal esse romance e acusa Robbie de ser um maníaco sexual, o que faz com que o jovem seja levado para a prisão e logo após enviado para a guerra. A protagonista Briony é interpretada por 3 atrizes: Saoirsie Ronan (Nunca É Tarde para Amar) quando menina, Romola Garai (Scoop - O Grande Furo) quando jovem e Vanessa Redgrave (Correndo Com Tesouras) quando idosa.

Os pontos negativos de Desejo e Reparação são quase nulos quando comparados aos positivos. Começando pela direção. O primeiro trabalho de Joe Wright, Orgulho e Preconceito, já mostrava que o diretor tinha porte para filmes à altura do Oscar, o que se confirma aqui com Desejo e Reparação. Quanto à Knightley, esse com certeza foi o seu melhor trabalho, mostrando assim, que ela não é mais apenas uma pirata, passando a ser uma ótima atriz dramática. O trio intérprete de Briony não poderia ser melhor. A pequena Saorsie Ronan rouba a cena no início do filme, assim como Romola Garai nas cenas hospitalares e Vanessa Redgrave em sua breve aparição no final do longa.

Algumas cenas meia-boca e o roteiro um pouco corrido são os únicos pontos negativos que valem a pena serem citados, mas nada que comprometa muito o filme. 7 indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro não me deixam mentir. A única coisa lamentável é a ausência do Joe Wright entre os indicados a Melhor Diretor também no Oscar. O destaque maior vai para a trilha sonora. Dario Marianelli faz um ótimo trabalho mais uma vez ao lado de Wright, transformando tecles de uma máquina de datilografia em uma trilha original que cai como uma luva nas cenas que se passam.


13 comentários:

Anônimo disse...

Realmente um belíssimo filme, e vou além, dou 5 estrelas. É arrebatador e inesquecível. Um romance que certamente será imortalizado pelo cinema.

Ciao!

Anônimo disse...

Opa! valeu pela passada lá, ainda não vi esse, quero ver... mais primeiro terei que ver Cloverfield no cinema, ainda não vi acredita? HUAHUAH
adicionei seu msn, pra gente manter um contato ok? abraços

Anônimo disse...

O fato é que o filme é tanto frio, mas nem por isso deixa de ser meu favorito na corrida pelo Oscar. Acredito que o grande destaque (além das três atrizes que interpretam a Briony) seja a direção do Joe Wright, um absurdo ele ser esquecido pela Academia - ao menos espero que o filme tenha sorte nas categorias técnicas, como trilha e figurino.

Abraço!

Lucas Santtos disse...

NOssa seu texto está otimo; a um tempo eu venho lendo muitas coisas boas sobre esse filmE. mais até ahora não vi.. mais estou morrendo de vontade! Ele já chegou no cinema por aqui no BRasil???

Bella disse...

Ola, vim retribuir a visita no Blog da Bellatrix. AMEI esse filme, nada mais a comentar...rsrs
Abraços!

Alex Gonçalves disse...

Verei "Desejo e Reparação" neste sábado, junto com "Juno", "Onde Os Fracos Não Têm Vez" e "Sangue Negro". Pela unanimidade dos blogueiros, acho que será difícil eu não gostar deste filme. Estou ansioso para ouvir a trilha sonora de Dario Marianelli no filme. Além de você, muito está sendo comentada sobre ela.

Anônimo disse...

Um filme demasiado burocrático... certinho demais, para não dizer "chatinho".
falow!

Rodrigo Fernandes disse...

arrebentando em todos as premiações...
mas sempre tenho um pé atras quando a unanimidade em dizer que o fime é bom... dizem que toda unanimidade é burra... espero assitir esse fime o quanto antes e torcer para concordar com tudo que já li sobre ele...
abraços

Alex Gonçalves disse...

Putz, não consegui ver como previsto, mas não deixarei passar desta semana!

Wiliam Domingos disse...

Sinceramente
Não vi muitos problemas no filme!
Não gostei muito da atuação da Keira, mas há momentos que ela agrada...poucos!
O melhor de tudo é a atmosfera nova! É excelente o clima de culpa, medo, descobertas e sexo envolvendo até mesmo criança!
Muito bem ambientado...
Cena maravilhosa aquela dos soldados na praia! Porém ritmo meio fora do padrão do filme...isso incomodou! Há momentos que perde a vitalidade e fica algo neutro...
Mas enfim! Muito bom!
Abraço!

Anônimo disse...

Estou doido pra ver o filme, mas estou esperando eu terminar de ler o livro...

Alex Gonçalves disse...

Alexsandro, finalmente consegui ver na semana passada. Meu Deus, que filme belo!

Hugo disse...

Ainda não assisti a esse filme, porém para que gosta de filme de época e fã de Keira Knightley, deve ver também "Orgulho e Preconceito" que é muito bom.

Visite meu blog.

http://cinema-filmeseseriados.com

Abraço.