Persépolis (Persepolis, 2007)

Com uma justíssima indicação em Melhor Filme Estrangeiro ao Globo de Ouro e uma, mais justa ainda, indicação em Melhor Animação ao Oscar, Persepólis é uma das melhores animações que eu já assisti. Assisti por indicação do João [ótima indicação por sinal, valeu!] e me surpreendeu muito. Aqui fica provado que não é necessária muita tecnologia para se fazer uma boa animação e que com um pouco de criatividade consegue-se ficar à altura da Pixar. Além de tudo, Persépolis ainda consegue passar informações interessantes.
De certa forma, a história de Marjane pode ser identificada por muita gente. Por "adolescentes problemáticos", por "do contras", por "revolucionários", enfim, por aqueles que se sentem à margem da sociedade. Tudo na animação é tratado em um tom cômico, um feito bem difícil em meio a uma realidade repressora como é o Islamismo. Dentre inúmeros pontos altos, destacarei a que a jovem Marjane passa por uma rua onde são vendidas "ilegalmente" fitas de Rock. Vendedores surpreendem os transeuntes cochichando "Pink Floyd!", "Iron Maiden!"...


3 comentários:
Eu disse o que meu amigo ...
Impecavel ... já assisti uma trocentas vezes e tenho o trecho de Marjane cantando Eye Of The Tiger que é ANTOLOGICA ...
abraços
5 estrelas? Nossa, a ansiedade só cresce....hehehe...vou ver assim que estreiar ;)
Ciao!
Puxa, estou ainda mais ansioso para ver "Persépolis" após ler sua crítica, espero que seja tão bom quanto todos estão dizendo. Você gostou tanto do filme que até mudou o banner do blo ;-) (ficou muito criativo, por sinal).
Abraço!
Postar um comentário