31 de out. de 2007

Top 10 - Halloween

Para comemorar o dia do Halloween fiz uma lista com 10 filmes de terror mais "aterrorizantes". Desde já agradeço àqueles que me ajudaram: Tomás, Jean, John, Idelson, Marquinhos, Leonardo, Babinha, Gustavo e os demais que não lembro os nomes agora. Aí vai a lista, espero que gostem:

10°) Pânico (Scream)
Numa pacata cidadezinha, jovens começam a receber ligações de maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar. Pânico foi incluência para muitos filmes do gênero desde então. É o décimo da lista.



9°) Psicose (Psycho)
Secretária (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares para se casar. Durante a fuga, erra o caminho e chega em um velho motel, onde é amavelmente atendida pelo dono (Anthony Perkins), mas escuta a voz da mãe do rapaz, dizendo, que não deseja a presença de uma estranha. Mas o que ouve é na verdade algo tão bizarro, que ela não poderia imaginar que não viveria para ver o dia seguinte. Recebeu 4 indicações ao Oscar e foi refilmado em 1998. É o nono da lista.

8°) Hellraiser (Hellraiser)
Um cubo que abre as portas do céu e do inferno faz com que um homem morra. Anos mais tarde, quando seu irmão volta a morar na casa da família, ele tem uma chance de ter seu corpo recomposto. Aterrorizou muita gente nos anos 80 e foi o primeiro de uma franquia de 8 filmes. Fica com a 8ª posição.




7°) Poltergeist - O Fenômeno (Poltergeist)
Família é visitada por fantasmas em sua casa, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos pela casa mas gradativamente vão aterrorizando a família cada vez mais, chegando a "seqüestrar" a caçula, levando-a para outra dimensão através do tubo de imagem do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles devam ser ajudados por uma mulher com poderes mediúnicos. Foi indicado em 3 categorias ao Oscar e é o primeiro episódio de uma trilogia. É o sétimo da lista.

6°) Halloween - A Noite do Terror (Halloween)
Michael Myers (Tony Moran) é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele. Clássico dos filmes de terror. Aqui fica com a 6ª posição.



5°) O Iluminado (The Shining)
Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo. Clássico com Jack Nicholson, apesar de ter recebido duas indicações ao Framboesa de Ouro, aqui ele fica com a 5ª posição.

4°) A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street)
Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

3°) A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project)
Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo é encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino. Também indicado ao Framboesa de Ouro, dessa vez por Pior Filme, mas aqui fica com o bronze.

2°) Sexta-Feira 13 (Friday the 13th)
No Lago Cristal, um acampamento de férias, dois adolescentes foram assassinados. Vinte anos após o crime o acampamento reabre, mas uma série de novas mortes acontecem novamente. Mais um que foi indicado ao Framboesa de Ouro, inclusive pior filme, mas aterrorizou muita gente daquela época e de outras. É o primeiro de uma franquia de 9 filmes, além do tosco Freddy vs. Jason. Aqui Jason e a Sexta-Feira 13 levam a prata.

1°) O Exorcista (The Exorcist)
Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que é também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão. É o filme de terror mais premiado de todos os tempos e o único a ser indicado ao Oscar. Mais que merecido o ouro para O Exorcista.

2 comentários:

Wiliam Domingos disse...

Preciso rever A Bruxa de Blair...eu era novo qndo vi, era meio leigo e adorava os fraquinhos do genêro! Por isso odiei o filme...acho q até durmi!
O Iluminado não chega ser aterrorizante, mas é o mais convincente e realista....o q o torna sinistro!
Os outros q vi estão bem posicionados...mas ainda faltam alguns da lista!
xD
abraço!

Unknown disse...

Fala serio o exorcista nem tão assustador assim, e a bruxa d blair eh uma merda.

bjux