29 de jun. de 2007

A guerra é deles, o mundo é nosso



Com a frase que inicialmente era usada nas propagandas do filme Alien Vs. Predador (que depois mudou para “Não importa quem vença, nós perderemos”) Transformers realmente está prometendo balançar o planeta. Só pelas prévias dá pra perceber que o filme vai ser grande. Pelo menos em termos de ação parece estar tudo garantido, agora resta esperar para ver se o roteiro vai acompanhar isto. Porém, num filme como esses, o roteiro parece ficar meio de lado, e o importante é apenas que o roteiro tenha um porquê de existir, sem mais detalhamentos. Que ele sirva só de motivo para o espetáculo visual do filme.
E isso não é ruim. Não nesse caso. Se o roteiro for bom, ótimo! Mas se não for, o que é que tem de errado? O motivo dele existir é ganhar o público com o show de efeitos e não com o roteiro primoroso. Se Transformers souber fazer isso, então já valeu o ingresso. Eu, pelo menos, estou louco para ver o filme só por causa da destruição em massa. O que me importa do roteiro é saber que robôs super-avançados tecnologicamente chegaram a terra e estão travando um combate que vai destruir tudo. Claro que saber porque os Decepticons querem nos destruir e os Autobots nos proteger é necessário. No mais, de um filme dessa escala, dirigido por quem está sendo dirigido, o que vier a mais, em termos de roteiro, é lucro.
Isso não é uma ofensa a Michael Bay, mas é notável que em todos os filmes que ele fez se privilegia mais o espetáculo do que a história em si. E na verdade foi uma escolha acertada colocá-lo no comando desse filme. Spielberg é esperto e preza pela história em seus filmes, sendo ele produtor creio que exista um equilíbrio sobre as partes do filme. O “problema” é que Bay só filma de uma forma, olhem todos os seus filmes e notem, a câmera de baixo pra cima, contra a luz, com uma fotografia que se repete em quase todos os seus trabalhos. Um tom frenético. O primeiro trailer de Transformers lembra muito a primeira peça publicitária de “A Ilha”. No começo deu medo de ver que seria mais do mesmo. E em certas partes vai, mas vai ser diferente.
Quem está acompanhando os vídeos que estão na net já percebeu a escala da produção. E façam suas apostas, eu já fiz a minha. Para mim vai ser a bilheteria do ano e com certeza vai figurar nas 10 mais de todos os tempos. Semana que vem vamos ver se Transformers vai mesmo destruir as bilheterias Norte-Americanas.
Não preciso nem dizer que o filme é baseado num desenho animado dos anos oitenta, que nos anos noventa ganhou uma “repaginada” com o nome de Beast Wars (não é um remake, é mais como se fosse um derivado que pega a idéia de máquinas que se transformam). Claro que existe toda uma mitologia sobre o desenho, sobre a série. Claro que existem milhares de fãs que querem ver fidelidade a obra original. O filme é feito para agradar aos fãs, mas os fãs são a parcela menor(e bote menor) do público que vai ao cinema no mundo todo. Eles adaptam o filme a nova geração. Vai sim ter coisa que respeite a série, mas também teremos muitas coisas amenizadas para buscar o grande público. Não se pode agradar a todos, e quem persistir nisso vai continuar errando. Então a sacada é equilibrar.
Muitos fãs já chiaram, e o que normal, aconteceu com todos os filmes baseados em alguma coisa e vai continuar acontecendo. Só nos testa esperar e ver se eles vieram para ficar no nosso mundo e no hall dos filmes que marcaram época.
Fiquem agora com alguns vídeos e até a próxima!


Teaser Trailer:



1º Trailer ( Do meio pro fim ele lembra muito um dos comerciais de A Ilha. Depois dêem uma procurada no Youtube e comparem.)




2º Trailer(E foi ficando cada vez melhor…)

2 comentários:

Wiliam Domingos disse...

Cara...sinceramente, ainda não encontrei fins para mim ir aos cines ver este filme!
Talvez os efeitos especiais que vi no filme, mas tb vi coisas bizarras demais...
em "Digimon" ainda é bom de ver, mas nos cinemas não...
poh Robos conversando com o cara na janela, humm meio tosco!
Abraço

Alexsandro Vasconcelos disse...

realmente eu tbm naum to muito ansioso de assistir esse filme...
a unica coisa q me chama a atenção realmente sao os efeitos...
e percebo q isso tbm chamou tua a tenção, ja q tu friza isso varias vezes no post xD....
tbm naum eh pra menos neh!!!
um quase produtor de cinema...
kkkkkkkkkkkkk
ta otimo o post (como sempre)...
o titulo ficou otimo (tirasse de algum lugar ou foi da tua kbça???)...
e percebi q vc aprendeu a colocar os videos neh????
^^
abraço diogo...