29 de mai. de 2007

1 é pouco, 2 é bom e o 3 era para ser “demais!”

Antes de mais nada quero dizer que ainda não vi nenhum dos 3 filmes que comentarei aqui. Vou fazer meu comentário baseado nos comentários que ouvi e críticas que li. Também me basearei nos trailers que vi. Pois bem, vamos começar...


Um verão(para eles lá de cima) que era para ser perfeito, em termos de cinema, não está tão perfeito assim. As trilogias que se encerram nesse ano não estão a par do que se era esperado, apesar de quebrarem inúmeros recordes de bilheteria. E vocês sabem de quem estamos falando. Não sabem? Homem-Aranha 3, Shrek Terceiro e Piratas do Caribe : No Fim do Mundo!

Sucessos estrondosos de bilheteria, sem sombra de dúvidas, mas que não têm o mesmo charme de seus antecessores. Repito, ainda não vi nenhum dos 3, mas já dá pra imaginar o porquê de tanto fusuê do público. Especialmente no trailer de Piratas do Caribe pode-se notar que os efeitos especiais tomaram lugar certo na produção. Se no 1º só eram usados quando preciso, no 2º foi mais do que necessário para se contar a história, nesse 3º parece que eles criaram primeiro os efeitos para depois pensar na história. Só de relance dá pra perceber que deve existir no filme uma tremenda batalha naval, e que pelo comentário que ouvi tem quase meia hora de duração! Ótimo, nada contra lutas demoradas, mas e a história como fica? Será que é mesmo realmente necessário isso tudo? Por que não se apoiar mais no roteiro, nas situações e não nos efeitos? Porque se apoiar nos efeitos é mais fácil.

Filmes que não precisam de muito marketing para chamar a atenção do público, já que estes já construíram sua imagem. Só pelo nome já geram expectativa. Me responda você: sendo um produtor, com direito a gastar milhões em efeitos para tapar alguma falha do roteiro, você se esforçaria para trabalhar arduamente no mesmo? Acho difícil! Com a faca e o queijo na mão, com a certeza que mesmo com que o filme não seja isso tudo de roteiro o público vai estar lá, para que se esforçar? NÃO ESTOU DIZENDO QUE OS FILMES SÃO RUINS, não posso dizer isso, ainda não os vi, mas pelos comentários eles não fizeram o que O Senhor dos Anéis fez. Um filme melhor do que o outro. Não que os terceiros sejam ruins, mas não superam a expectativa de seus antecessores. Foi assim ano passado com X-Men 3, que é um ótimo filme de ação, mas nem tão bom quanto seus antecessores com os personagens.

É mais do que sabido que os 3 filmes citados vão ter um quarto episódio, Piratas e Aranha provavelmente uma nova trilogia, Sherk um 4º filme com ligação aos anteriores. Esperamos que a prioridade seja dada ao roteiro e não aos efeitos.

Assim que assistir aos 3 filmes farei meu comentário sobre eles e ai sim posso dizer se me equivoquei ou não nos comentários, pois, ninguém melhor do que VOCÊ para dizer se o filme é bom ou ruim. Se VOCÊ gostou é o que importa.

Um comentário:

Alexsandro Vasconcelos disse...

Ótima colocação...
Realmente a crítica alheia sempre gosta de derrubar os filmes um pouquinho...
Desses filmes, o único que eu não assisti foi Shrek 3 (ainda não chegou por aqui), e posso afirmar com toda certeza que a decepção maior foi a continuação de Piratas do Caribe...
O filme até que é bom, mas pra quem é cinéfilo, como nós, e para quem é fã de Jack Sparrow e c&a, vai perceber que o terceiro filme é muuuuuuuuuuito inferior aos outros dois...
Realmente as batalhas tem uma duração enorme...
Se tirassem as cenas de batalha não sobraria nem 30 minutos de filme (e olhe que o filme tem 3 horas de duração!)...
Mas como eu já disse, o filme é bom, mas simplesmente bom, ótimo seria um exagero...
Quanto ao terceiro filme do Homem-aranha, não tenho nada a declarar...
O filme não superou minhas expectativas, mas também não fez feio...
Realmente Homem-aranha 3 foi o que disseram que ia ser: um filme excepcional e um pouco diferente dos outros dois...
Manteu o mesmo ritmo de excelência na produção e não tenho nada do que reclamar do filme...
Quanto à Shrek Terceiro, eu não posso falar nada por que ainda não estreou...
Mas espero que seja tão bom quanto os outros dois ou melhor...
É o meu filme de animação favorito e não quero me decepcionar...

Ah, coloquei essa foto aí no post...
Espero que não se importe...
xD
Abraço...