11 de abr. de 2007

As 5 cenas mais famosas do cinema

Fuçando pela internet em busca de algo interessante, achei essa lista no site Cinema com Rapadura...
Produzida por Rodrigo Cunha, essa lista mostra "as 5 cenas mais famosas do cinema"...
Como o próprio autor firzou bem, essa lista mostra as mais "famosas" e não as mais bem feitas...
Vamos à ela:

5. PSICOSE (Psycho - 1960)

Mesmo com mais de 40 anos do seu lançamento, quem não conhece a famosa cena do chuveiro em Psicose? Algumas pessoas podem nem conhecer o filme, diretor ou elenco, mas a musiquinha, acompanhada de cortes sincronizados na imagem garantem o quinto lugar neste concorrido top. O diretor é Alfred Hitchcock, um dos grandes gênios, que também realizou obras como “Um Corpo que Cai” e “Intriga Internacional”. A cena já foi plagiada, refeita e satirizada, em bem humoradas referências de filmes como “Procurando Nemo” ou a trágica refilmagem feita por Gus Van Sant.

4. E.T. – O EXTRA-TERRESTRE (E.T., The Extra-Terrestrial - 1982)

Um dos melhores filmes família de todos os tempos tem sua perfeita assinatura. É quase impossível que uma pessoa entre 20 e 25 anos não conheça a famosa cena em que a bicicleta do jovem Elliott atravessa com sua silhueta à frente de uma bela e redonda lua azulada, tudo temperado com uma das mais inspiradas composições de John Williams. Steven Spielberg marca a infância de milhares de pessoas e, mais de vinte anos depois, a recordação ainda está marcada no coração de todos.

3. MATRIX (The Matrix - 1999)

Mesmo sendo atualíssimo, “Matrix” já conseguiu estabelecer uma invejável legião de fãs. Seus efeitos especiais causaram um enorme rebuliço na época, principalmente por vencer o Oscar na categoria, batendo o favorito “Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma”. O fato é que o tempo passou, e ninguém se lembra de “Star Wars” por causa de seus efeitos, ao contrário de “Matrix”, que até hoje o efeito bullet time é ligado à ele. Porém, este efeito foi usado em demasia, pois praticamente todas as produções estão querendo mostrar que sabem fazer o mesmo. Só que ter a imaginação que os irmãos Wachowski tiveram, ninguém teve, e é justamente esse o diferencial. Ah, só para não restarem dúvidas, o bullet time é aquele efeito em câmera lenta, onde a câmera gira em torno de algo ou alguém – no caso de “Matrix”, em volta de Neo, enquanto o agente atira nele.

2. CANTANDO NA CHUVA (Singin’ in the Rain - 1952)

Uma das cenas mais imortais de todos os tempos é também o melhor número musical já feito. A seqüência em que Gene Kelly corre, dança, sapateia na chuva não é apenas uma das mais conhecidas, mas é do tipo que, quanto mais se assiste, mais se gosta e se tem vontade de ver novamente. Simplesmente um marco que sobrevive em meio à tantos efeitos especiais e carrega mais de cinqüenta anos de existência nas costas, sem nunca perder o charme ou soar envelhecida. Você com certeza a conhece, mesmo que de forma indireta, através de outros trabalhos.

1. TITANIC (Titanic - 1997)

A seqüência em que Leonardo DiCaprio e Kate Winslet se beijam na proa do Titanic é, atualmente, a seqüência mais conhecida de todo o planeta. Não há uma alma sequer que não reconheça a cena, quando ela passa em algum outro lugar ou é satirizada em algum outro filme. Volto a dizer que, apesar dela estar nessa posição, não necessariamente a acho a melhor já feita (prefiro a do “Cantando na Chuva”, por exemplo), porém, de uma faixa etária entre 10 à 70 anos, todos sabem de onde ela vem. Não sabemos se, com o tempo, a seqüência será esquecida, mas que ela se tornou uma referência do filme, vencedor de 11 Oscar, isso tornou.


Se quiser você pode conferir o post completo através do link: http://www.cinemacomrapadura.com.br/blog/

Até mais...


Nenhum comentário: